CONDÔMINOS – Seus direitos e deveres

Home/Artigos/CONDÔMINOS – Seus direitos e deveres

A forma mais prática de se conquistar uma convivência equilibrada, pacífica e justa morando em condomínio, consiste em que o maior número de condôminos saibam o que está disposto em legislação com relação aos seus direitos e deveres, e… logicamente coloque-os em prática com bom senso.

Confira a seguir o que é estabelecido pelo novo Código Civil no que tange o estabelecimento de direitos e deveres relacionados a moradores e proprietários de edificação de condomínio em uma linguagem bem simplificada!

Principais direitos dos condôminos e proprietários

• Utilizar sua residência, bem como as áreas de uso comum do condomínio sem infringir as normas do Regulamento Interno, da Convenção, bem como da legislação em vigência. (artigo 1335)

• Votar nas assembleias, participando de suas deliberações, podendo também candidatar-se a cargos administrativos, salvo se não estiver quite com despesas condominiais, pois se assim for, não será de direito. (artigos 1335 e 1352)

• Participar em decisões democráticas relacionadas à utilização do dinheiro comum, em assembleias. Ressalta-se: previsão orçamentária anual, alteração de valores e prestação de contas de anterior exercício, bem como ações relativas à obras. (artigos 1341 e 1350)

• É direito dos condôminos unidos em no mínimo ¼ de sua totalidade, convocar assembleia mesmo sem a intermediação do síndico. (artigo 1355)

• Quando com a maioria absoluta, ou seja bastando a metade mais um, os condôminos tem o direito e o poder de efetuar a destituição do síndico, valendo-se de assembleia especificamente convocada para tal. (artigo 1349)

• É direito exercer voto sobre possíveis alterações nas áreas de utilização comum do condomínio, no Regimento Interno e na Convenção. (artigos 1341, 1342, 1343 e 1351)

• Pagar as despesas condominiais na proporção de sua fração ideal, leia-se: apenas o que for relacionado aos gastos que de fato o condômino desfrute. Tendo como exemplo: um condômino que não tenha vaga na garagem não necessitará pagar por uma suposta manutenção no portão da mesma. (artigos 1335 e 1340)

• Alugar sua vaga na garagem. Porém, conforme previsto no Código Civil: a primeira preferência ficará entre os proprietários, posteriormente os inquilinos e por último pessoas estranhas ao condomínio. (artigo 1338)

• Vender a vaga da garagem a outro condômino. Em caso de desejo de venda para um não-condômino, ela só poderá ser feita se estiver de acordo com a Convenção do Condomínio. (artigo 1339)

Principais deveres dos condôminos e proprietários

• Efetuar o pagamento das despesas condominiais em dia e na proporção exata de sua fração ideal. (artigo 1335)

• Observar e respeitar as disposições indicadas no Regulamento Interno, assim como da Convenção e da legislação vigente. (artigo 1333)

• Não realizar obras em sua unidade de habitação, as quais possam comprometer a segurança ou até mesmo o “layout” da fachada. (artigo 1336)

• Efetuar o pagamento de multas, bem como de juros conforme previsão no Código Civil, na Convenção e também no Regulamento Interno, no que for relacionado a atrasos em pagamentos de despesas ou até mesmo infração de normas de convivência. (artigos 1334, 1336 e 1337)

Estes são os principais direitos e deveres dos condôminos e proprietários, porém o ideal sempre será ter a assessoria jurídica de um bom advogado para dirimir dúvidas interpretativas ou até mesmo fazer os acionamentos quando necessário.

MORELLI & D’AVILA

Fundado no ano de 1988 e com sua sede própria na cidade de Campinas, São Paulo, o escritório MORELLI & D’AVILA possui quase 30 anos de atuação com excelência e expertise em serviços jurídicos prestados.

Com um quadro de colaboradores da área jurídica atuando em uma vasta gama de áreas do direito e possuindo know-how comprovado e reconhecimento profundo do meio jurídico e sociedade, a MORELLI & D’AVILA ADVOCACIA, desde o início, com seus fundadores Dr. Richard Franklin Mello D’avila e a Dra. Mônica Regina Vieira Morelli D’avila primou pela postura ética nas questões jurídicas, bem como no relacionamento com seus seletos clientes e colaboradores.

A MORELLI & D’AVILA atua com interdisciplinaridade, jurídica, administrativa e negocial e possui uma taxa de fidelização de clientes próxima a 100%, o que demonstra a eficácia de suas realizações.

Conheça e curta nossa página no Facebook @morellidavila

Solicitar ajuda Jurídica.

Compartilhar:

Rolar para cima

ATENÇÃO:

A MORELLI & D´AVILA não se utiliza do WhatsApp para contatar seus clientes solicitando pagamentos via PIX, vez que as operações financeiras com os mesmos são feitas APENAS através de boletos bancários. Portanto, se receber uma mensagem com este teor, desconfie, você pode estar sendo vítima de golpistas se passando por nós! Nesta hipótese, não forneça seus dados nem tampouco faça pagamentos via PIX!

Nossos canais oficiais são:

(19) 99445-0484 e (19) 3232-6188 (recepção)
(19) 99568-4414 (institucional)
(19) 99535-8091 (cobrança).