Até os idos de 2019, quando a palavra “pandemia” não passava de mera ameaça nos filmes de ficção científica, o termo “Advocacia 4.0” já soava no meio jurídico, tanto nos escritórios de advocacia quanto nos departamentos jurídicos de grandes empresas, porém ainda de forma modesta, tímida, vez que não se tinha ideia do quão se teria que colocar esse projeto em prática e em tempo integral.

                            Fato é que o Novo Coronavírus chegou e trouxe com ele uma crise mundial jamais experimentada.

                            Da noite para o dia os escritórios de advocacia passaram a operar 100% no sistema home office, trabalho esse totalmente inusitado, para uma profissão que sempre trabalhou “olho no olho”.

                            As audiências e despachos se converteram em virtuais e os lares se transformaram em escritórios da cintura para cima!

                            Deu-se uma revolução tecnológica, e somente sobreviveu profissionalmente quem se adequou de forma célere, atualizando-se de forma decisiva.

                            Os escritórios e advogados que já estavam adaptados à Advocacia 4.0 ou Direito 4.0, que nada mais é que a introdução da tecnologia no dia a dia da advocacia, sofreram menos, pois certamente estavam aptos a entender que as tecnologias jurídicas servem para auxiliar no desenvolvimento de seu trabalho.

                            Por meio da utilização de diversas ferramentas tecnológicas é possível avaliar a movimentação dos tribunais através do acompanhamento de atos processuais e, então, combinar esses dados com a demanda do time para gerar gráficos relevantes para a gestão de suas carteiras.

                            Softwares como Google Meet, Zoom, Teams e VPN passaram a ser utilizados para a realização de videoconferências com clientes, evitando gastos com deslocamentos aéreos, economia de tempo, e implicando, até mesmo, em maior número de contatos com os mesmos, o que implica em mais proximidade e, consequentemente, benefícios que resultam em fidelização.

                            Hodiernamente, tenho aqui a ousadia em dizer que a pandemia do Novo Coronavírus está, sob o ponto de vista crítico, “controlada”. Nesse pensar, a Advocacia 5.0 surge muito bem-vinda, para trazer raios de sol pós tamanha tempestade!

                            A diferença do antigo modelo (Advocacia 4.0) para o de agora (Advocacia 5.0) não é tênue. Devemos nos divorciar da ideia que as “máquinas” são os principais fatores da atuação do advogado (preocupação com a produtividade e automação dos processos), sendo elas agora secundárias, utilizadas como ferramentas (importantes sim!), para que possa o mesmo trabalhar em prol de uma advocacia com ampliação do foco mais voltada ao ser humano (geração de valor) e suas reais necessidades.

                            Na Advocacia 5.0 há a horizontalização das hierarquias, valorização das diversidades e prestação de serviços humanizada, através de uma conduta voltada para as relações interpessoais, que se destina a promover o senso de conexão social e a interação, aliando tecnologia, ética, criatividade, sensibilidade, podendo desenvolver soluções mais adequadas aos problemas dos clientes.

                            Para ambientar-se com esta nova proposta, o advogado deverá atualizar-se e obter habilidades humanas denominadas Soft Skills, as quais irá auxiliá-lo em sua carreira, principalmente no que toca ao atendimento de seus clientes, de forma interpessoal.

                            Como sugestão, apenas para abrir o apetite, cito aqui algumas Soft Skills que julgo sustentáveis e de suma relevância para aquisição, resultando em excelente direcionamento profissional:

  • solução de problemas complexos;
  • pensamento crítico;
  • criatividade;
  • gestão de pessoas;
  • relacionamento interpessoal;
  • inteligência emocional;
  • julgamento e tomada de decisões;
  • orientação de serviço;
  • negociação e flexibilidade cognitiva.

                            Trocando em miúdos, os robôs não tomaram conta da Advocacia, e as máquinas, muito embora de suma relevância e reconhecido avanço tecnológico, não dispensaram os operadores do Direito daquela “pitada” de sentimento e de calor humano, tempero esse fundamental para o trato das vidas das pessoas que confiam seus problemas e soluções nas mãos de profissionais habilitados e competentes, mas antes de tudo sensíveis e que possam, por que não dizer, oferecer-lhes também um ombro amigo, num momento em que talvez seja o pior de suas vidas.

                            Seja muito bem-vinda Advocacia 5.0 e tenha vida longa!

                            Nosso escritório existe há mais de 30 anos, com atuação jurídica full service, especializado em operações multidisciplinares.

                            Possuímos ampla equipe de profissionais e não medimos esforços para que nossos clientes consigam ter uma vida equilibrada e tranquila, podendo contar conosco no mínimo SEMPRE!

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