Consultoria Jurídica

Consultoria Jurídica

 

A realidade do acesso à justiça no Brasil e a importância de se contratar um serviço de consultoria jurídica

Um fato inegável nos tempos atuais é o de que cresce a cada dia o acesso à justiça e com ele as demandas judiciais em todas as áreas do direito. As pesquisa mais recentes sobre o tema revelam varas e tribunais lotadas de processo, experts em morosidade e com muitas dificuldades, seja pela falta de servidores, seja pelo déficit da estrutura dos órgãos judiciários em geral, sobretudo nas cidades mais pequenas.

Ocorre que, com a maior facilidade de acesso á justiça, muitas pessoas têm levado suas demandas ao conhecimento do poder judiciário. Não só pessoas mas também empresas, associações, fundações, organizações não-governamentais, etc. Diante dessa realidade não é incomum se deparar com diversas demandas que adentram o judiciário sem o menor fundamento jurídico que as ampare, que dê qualquer sinal de que o direito que está sendo pleiteado merece ao menos ser apreciado.

Diante dessa situação, se faz mister a quem deseja ingressar com uma demanda judicial, ou a quem deseja solucionar um litígio sem necessitar da justiça de forma segura e com garantias de que a solução possa ser permanente, buscar um acompanhamento personalizado que possa atender suas necessidades e ser mais eficiente e seguro, evitando que sua demanda seja mais um processo que se acumula e empoeira, não por que o direito pleiteado não seja devido, mas porque, por falta da devida orientação prévia, oas caminhos de acesso ao Poder Judiciário foram escolhidos de forma errada.

Diante dessa realidade, uma necessidade que se revela a pessoas físicas e jurídicas que desejam fazer valer seus direitos é a de realizar ao menos uma consulta prévia com um advogado habilitado e capacitado para tratar das questões semelhantes à sua. Por tudo que foi exposto, a consultoria jurídica tem se mostrado um diferencial, tem ganhado espaço e mostrado resultados positivos para os clientes que optam por lançar mão dela.

Aqui iremos tratar um pouco sobre as vantagens de se contratar uma conultoria jurídica, sobretudo para quem possui ou deseja iniciar uma empresa:

  1. Controle do orçamento

            Para as pessoas físicas e para as empresas que contratam um serviço de consultoria é muito mais simples controlar os gastos quanto aos honorários a serem dispensados, não há surpresas com situações esporádicas que requisitem a presença de um advogado, o que facilita muitas outras questões para o contratante do serviço.

  1. Melhor controle dos prazos

            Um serviço de consultoria é fundamental no auxílio da gestão e consequente cumprimento de prazos, sejam eles judiciais, extrajudiciais ou administrativos. A folha de pagamento de trabalhadores, uma questão junto ao PROCON, a interpelação de um recurso. Essa e outras atividades são realizadas de forma mais prática quando há um consultor jurídico trabalhando a seu favor.

  1. Manter-se sempre atualizado em relação às novidades legislativas

É fato incontestável que sempre ocorrem alerações nas leis tributárias, empresariais, trabalhistas, administrativas, consumeristas ou outras que toquem direta ou indiretamente no campo de atuação da empresa. A atualização disso tudo fica por conta do consultor, que ajuda a dirigir as atividades da empresa no caminho mais atual do ponto de vista legislativo.

  1. Advocacia preventiva

            Um serviço de consultoria jurídica permite a identificação de problemas judiciais antes mesmos que eles aconteçam, o advogado consultor deixará o empresário ou a sociedade a par de possíveis riscos ou questões que podem acabar adentrando o judiciário, propondo de pronto formas de solucionar tais problemas sem a necessidade de se propor ou de se defender em uma ação judicial.

  1. Auditoria Jurídica

            Uma das primeiras tarefas a serem realizadas após a contratação de uma consultoria jurídica, consiste no levantamento de quantas e quais são as ações pormovidas ou respondidas pela empresa nas mais variadas esferas, cuidando para que todas as necessidades referentes a essas demandas possam ser atendidas da melhor forma possível pela empresa.

Diante disso tudo resta mais que evidente a importância e as vantagens de se contratar um serviço de consultoria jurídica. Embora não pareça em um primeiro momento, contratar esse tipo de serviço pode ser a chave para ajudar sua empresa ou o próprio empresário a terem uma melhor perspectiva do seu próprio negócio.

Outras Áreas de Atuação

Consultoria Jurídica

Envie sua Dúvida

WhatsApp chat